sexta-feira, 11 de junho de 2010

A RESPIRAÇÃO É A SUA ARMA.

Olá meninas, me desculpem, mas minha vidinha anda um bocadinho corrida. Hoje fui cedo na academia, malhei pra caramba e provavelmente, semana que vem consiguirei já começar a correr (assim diz meu personal). Para mim é uma gde vitória, pois estava muito mal, sem resistência alguma e força então......ainda bem que deu tempo e estou agindo para haver mudanças.

Semana passada comecei aula de Yoga e como acho difícil trabalhar uma respiração correta. acreditem ou não, sinto dores no abdomem qdo inicio Yoga. E como ela traz toda a diferença. Por isso resolvi passar um pouquinho sobre esta "arma" natural.

HÁ TRÊS ASPECTOS BÁSICO NA RESPIRAÇÃO:

RITMO, PROFUNDIDADE E DURAÇÃO

A RESPIRAÇÃO LENTA ACALMA: Deixa a pessoa pacífica e compreensiva, produz clareza de pensamento. Diminui o ritmo das atividades biológicas e a temperatura corporal tende a baixar.

A RESPIRAÇÃO RÁPIDA EXCITA, produzindo um estado mental instável. A pessoa muda de emoções bruscamente e tem reações inesperadas de ataques e defesa; torna-se mais subjetiva e egocêntrica, vê mais os detalhes que o todo, fica mesquinha.

A RESPIRAÇÃO PROFUNDA GERA HARMONIA entre todas as funções do corpo, e com isso há mais satisfação, estabilidade emocional, confiança e capacidade de expressão. Facilita a meditação e o sentimento amoroso.

A RESPIRAÇÃO SUPERFICIAL GERA CARÊNCIA, já que não supre as necessidade orgânicas de oxigênio, e isso se reflete no estado emocional. A pessoa fica medrosa, volúvel, insegura, ruim de memória e de intuição. A angústia tem muito a ver com isso.

A RESPIRAÇÃO LONGA DÁ PODER DE CONCENTRAÇÃO; traz paciência, calma, tolerância, desenvolve uma visão das coisas e a consciência do aqui-e-agora. A memória e a visão do futuro se tornam mais extensas e claras.

A RESPIRAÇÃO CURTA É DISPERSIVA, traz impaciência, cria um ritmo irregular; a gente muda muito de idéia, tende á intolerância e ao mau humor. Custa a se adaptar aos ambientes, vive sempre em conflito e se apega mais aos detalhes que ao todo.

Donde se conclui, sem muito esforço, que uma respiração longa, lenta e profunda pode criar dentro de cada um de nós um oásis particular de harmonia, paz e saúde. E de graça, veja só! Utilizável em qualquer hora e em qualquer lugar, por qualquer pessoa, em qualquer situação. Já pensou no guarda apitando furioso porque você atrapalhou completamente o trânsito e você ali, respirando lenta-longa-profundamente, enquanto as coisas se resolvem, sem abalar por um segundo sequer a harmonia do seu ser? Sem deixar a sua integridade, que afinal foi dada por Deus, ser atingida por uma mera contingência do caos urbano?

E na hora de pedir um empréstimo ao banco, então? Ou de dizer ao patrão que ele está errado? Ou de se candidatar à presidência da associação de moradores do seu Bairro? Ou de conquistar aquela pessoa que você quer de qualquer jeito?

A RESPIRAÇÃO É A SUA ARMA.

COM ELA VOCÊ DOMINA A SUA ENERGIA VITAL.

Um BACC especial à todos

6 comentários:

  1. OI SOLANGE,

    SEU TEXTO É UM SHOW, PARABÉNS POIS, APRENDI MUITO.

    POUCOS BLOGS POSSUEM ESTE VERDADEIRO OBJETIVO PEDAGÓGICO.

    VOLTAREI SEMPRE.

    VISITE MEU BLOG DE HUMOR: "HUMOR EM TEXTO".

    A CRÔNICA DA SEMANA É : TEIA DE ARANHA.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange,preciso mesmo aprender a respirar. Até pra pedalar. As vezes não consigo controlar meu cansaço. Precisava apender umas tecnicas.
    Um ótimo final de semana pra você.
    beijos!
    Enquanto comento no seu blog está passando uma música maravilhosa dos tempos antigos. Ai que linda. Me lembra dos tempos que meus tios namoravam. Era a música preferida do casal, rs.

    ResponderExcluir
  3. oi flor, obrigada por divulgar e boa sorte :D

    ResponderExcluir
  4. oi Solange
    como é bom superar limites!! tbm estou malhando, apenas pilates mas já é alguma coisa. Qdo eu fazia yoga tinha muiiiita dificuldade com a respiraçao, muitas vezes fiquei tonta durante os exercícios~!!!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Que bom ver vc tão cheia de entusiasmo ... sempre brinco com o Guto quando ele chega esstresssssssado eu falo respira! Já percebi que a respiração dele é bem curtinha e entrecortada ... ai gostei vou mostrar pra ele ler e aprender bjo vai contando seus avanços tá ... bjão

    ResponderExcluir
  6. nada melhor nessa correria do dia a dia
    do q tirarmos 1 tempo p nos mesmas
    passando p deixar 1 oi...e dizer que seu blog esta como sempre lindo...

    ResponderExcluir